Tudo sobre mineração de criptomoedas

11 11

Com os valores exorbitantes que mineradores podem receber após resolver um enigma na blockchain, diversas pessoas buscam se tornar minerador profissional

Após a grande notoriedade que as moedas virtuais ganharam com o crescente valor do Bitcoin, muitas pessoas buscam formas de conseguir obter as tão preciosas criptomoedas. Assim, a prática que algumas empresas tomaram para conseguir colocar as mãos nessas valiosas moedas virtuais como Bitcoin, ETH, e outras, é através da mineração.

Pode se dizer que a mineração de criptomoedas se assemelha, de certo modo, a uma escavação que é realizada para obter minérios, porém, trata-se de uma “escavação virtual”, e para conseguir encontrar fragmentos das moedas e conseguir lucrar com elas, é necessário horas atrás do computador vasculhando as redes da moeda virtual.

A mineração é o outro modo de obter moedas virtuais. Podemos considerá-la o modo mais difícil, afinal, adquiri-las através da compra de criptomoedas está se tornando cada vez mais fácil com a utilização de plataformas que trazem facilitação na negociação dessas moedas.

Para se tornar um minerador de criptomoedas há um longo caminho pela frente

Da mesma forma que na mineração de minérios há necessidade de equipamentos próprios, para extrair as criptomoedas da rede são necessários muitos equipamentos eletrônicos, como computadores e placas de vídeo potentes.

Afinal, quanto maior a busca por determinada cripto, melhor precisará ser o seu sistema. Atualmente existem rigs de mineração avaliadas em valores exorbitantes, e há pessoas que montam essas redes de mineração em sua própria casa.

Claro, pode ser bastante trabalhoso montar toda a estrutura de mineração em sua própria casa, mas vale a pena. Isso por conta do lucro que um minerador pode fazer por meio da blockchain.

Entender como funciona a mineração é essencial para iniciar a jornada por esse mundo digital. Para compreender como a mineração de criptomoedas funciona, é necessário saber como as transações em uma blockchain são realizadas.

Para isso, um pequeno exemplo pode ser bastante útil: todas as pessoas que possuem criptomoedas e as movimentam através de transações, deixam rastros na blockchain — sendo ainda mais específico, dentro de um bloco na rede que se assemelha a um cofre.

Após esse cofre ficar “cheio” devido a milhares de transações que usuários realizam diariamente, esse bloco precisa ser encontrado e fechado com um identificador que funcionará como uma senha.

Isso é o que chamam de “hash”. E quem os coloca são os próprios mineradores, que são pessoas comuns, ou até mesmo empresas que utilizam um sistema inteiro de computadores e softwares para resolver enigmas matemáticos e ajudar a manter o sistema rodando. Em troca disso, eles recebem valores incríveis que podem chegar à casa dos milhões em cerca de minutos.

Entretanto, com tantos ganhos, surge um grande problema: quanto maior a quantidade de pessoas realizando minerações ao mesmo tempo na blockchain, maior será a dificuldade de conseguir encontrar o hash, e, consequentemente, será preciso de mais computadores potentes para exercer uma busca mais veloz que a dos seus concorrentes.

Apostando na mineração

Aquela pessoa que decide se transformar em minerador possui um percurso bastante longo antes de colocar sua primeira rig de mineração para rodar. A seguir, estão listados alguns pontos que todo minerador inicial precisa ir atrás.

Carteira digital

O primeiro passo para ingressar no mundo das criptomoedas é criar uma wallet digital, afinal de contas, é através dela que as transações e o armazenamento das eventuais criptomoedas mineradas serão armazenadas.

Um software de mineração é essencial

Após o minerador resolver a sua wallet, será de extrema importância adquirir um software de mineração, afinal de contas, esse será o programa junto dos hardware do computador que buscará resolver os enigmas matemáticos na blockchain.

Hardware para mineração será essencial

Para minerar criptomoedas, será necessário adquirir os equipamentos certos, compostos pelos computadores de mais alta qualidade. Os equipamentos utilizados na mineração de Bitcoin são chamados de ASIC.

No entanto, para minerar outras criptomoedas, como a ETH, apenas um computador composto por placas de vídeos e o software para mineração serão necessários.



Adicione seu comentário