14 12

Fundada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, a tabela FIPE caminhão é a principal referência no mercado automobilístico no que se refere a compra e venda de veículos seminovos e usados. A tabela FIPE caminhão é muito usada também como base para seguros e contratos.

Criada em 1973, ela foi desenvolvida para auxiliar a Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP e possui o preço médio de todos os veículos, de acordo com o ano de fabricação.

Nesse texto veremos um pouco sobre como a tabela FIPE caminhão é utilizada para cálculos na compra e venda de veículos, bem como algumas outras curiosidades sobre ela.

Tabela Fipe caminhões

Como a tabela FIPE é utilizada pelas seguradoras?

A tabela FIPE caminhão é utilizada pelas seguradoras principalmente como base para o pagamento de indenizações em caso de sinistros.

Ao contratar o seguro do seu veículo, é oferecido, pelo seu corretor, a opção de indenizações em caso de sinistros de 100% do valor da tabela FIPE ou porcentagens menores.

Esse cálculo é baseado na coleta de preço dos carros, caminhões e motos usados, novos e seminovos. É feita uma média com ao valores mais baixos e mais altos e se tem o valor do veículo incluído na tabela FIPE caminhão . Lembrando que, o ano de fabricação, marca, modelo e itens que o veículo possui pode fazer com que seu valor tenha uma variação na tabela.

Quanto maior a porcentagem desejada por você da tabela FIPE, maior fica sendo o valor final do seu seguro. Ao fazer simulação de contratação de seguro, veja as opções de indenização com 80% ou 90% do valor da tabela FIPE. Pode não lhe dar um veículo do mesmo porte, mas já dá pra você conseguir adquirir um veículo semelhante, pagando um valor um pouco mais baixo no seguro.

 

Como é feita a atualização da tabela FIPE caminhão?

A tabela FIPE caminhão é atualizada mensalmente. Os valores inclusos na tabela são apenas referências, podendo receber variações tanto para cima quanto para baixo, dependendo do estado de conservação do veículo, ou seja, o mesmo veículo, do mesmo ano de fabricação e motorização, pode ter valores diversos na tabela dependendo da quantidade de vezes que foi batido, pintado ou até mesmo se o mesmo possui algum tipo de avaria.

Por esse móvito é que, ao pesquisar um veículo na internet, pode-se encontrar valores bem diferenciados. Lembrando que, o proprietário pode pedir o valor que desejar no veículo que deseja vender, mas o mesmo deve ter ciência que existe essa média praticada pela tabela FIPE caminhão, o que pode as vezes atrapalhar o seu negócio.

 

Como faço para ter acesso a tabela FIPE caminhão?

A tabela FIPE caminhão pode ser acessada de diversas maneiras porém, a mais indicada, é através do próprio site da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, onde você consegue verificar mensalmente quais foram as atualizações realizadas na mesma, assim como fazer uma consulta de qual é o valor médio do seu veículo, caso esteja com a intenção de vender o mesmo pelos próximos dias. Basta apenas inserir a marca e modelo do seu caminhão, bem como o ano de fabricação do mesmo.

No site você consegue fazer a pesquisa por carros e utilitários pequenos, caminhões e micro-ônibus e motos.

Adicione seu comentário