03 10

Entenda como a ansiedade e a depressão podem afetar o seu corpo e a sua rotina

A ansiedade e o estresse são uma realidade na vida de muitos brasileiros. Segundo a OMS, o Brasil tem a população mais ansiosa do mundo e o estresse não fica atrás. Além de trazer diversos problemas para a saúde mental das pessoas, os transtornos refletem na saúde física.

Aqui vamos mostrar alguns dos principais sintomas físicos que a ansiedade e o estresse podem causar nas pessoas. Pode não parecer, mas não estar com o cabelo saudável, viver sentindo dores e ter fortes palpitações podem não estar ligados a doenças crônicas, como hipertensão e diabetes, mas sim à ansiedade e ao acúmulo do estresse no dia a dia.

Brasil é o país com maior incidência de ansiedade e altos níveis de estresse

Como já falamos no início do artigo, o Brasil tem a população mais ansiosa do mundo, e muitos estão expostos a altos níveis de estresse. Segundo dados recentes divulgados pela Organização Mundial da Saúde, 26,8% dos brasileiros já possuem diagnóstico médico para o transtorno. A maioria destes, 31,6%, são a população mais jovem, entre 18 e 24 anos.

O estresse também agrega muitos problemas à saúde mental dos brasileiros. Uma pesquisa da consultoria StarCheck constatou que quase metade dos brasileiros que realizaram exames de check-up médico no primeiro semestre do ano sofrem com altos níveis de estresse.

Quais são os principais sintomas físicos da ansiedade e do estresse em nosso corpo?

O reflexo da ansiedade e do estresse no corpo pode ser bastante prejudicial à saúde física. Fizemos uma lista com os principais sintomas físicos que estes transtornos podem causar no dia a dia, confira abaixo.

Cansaço excessivo

O cansaço excessivo é um sintoma bastante comum da ansiedade. A fadiga é causada pelo excesso de preocupação gerado pela ansiedade no dia a dia. Com um forte desgaste emocional na rotina, o nosso corpo sente bastante e fica esgotado, mesmo sem motivo.

Suor excessivo

Um dos reflexos da exposição à ansiedade e aos altos níveis de estresse é o suor excessivo. Por estar sempre aflito e preocupado com as situações do dia a dia, a pessoa ansiosa e estressada tende a suar mais, tanto quando está exposto ao sol como em locais mais arejados.

Sensação de falta de ar

O excesso de preocupação causa uma sensação de urgência para que situações se resolvam. Isso pode resultar em uma sensação constante de falta de ar. Esse sintoma é bastante comum em pessoas que passam por crises de ansiedade rotineiramente.

Problemas digestivos

Outro sintoma físico bastante comum em pessoas ansiosas e estressadas são os problemas gástricos. Ter problemas digestivos como diarreia, prisão de ventre, gastrite e úlcera gástrica pode ser efeito da ansiedade e do estresse. Esse sintoma aparece, principalmente, em pessoas que já possuem problemas digestivos, e isso é agravado pela ansiedade e pelo estresse.

Problemas de pele

Um dos órgãos do nosso corpo mais afetados pela ansiedade e pelo estresse é a nossa pele. Diversos problemas como alergias de pele, brotoejas, acne (espinha) ou uma simples irritação na pele podem ser reflexos da ansiedade.

Outros problemas comuns em homens e mulheres, como a caspa e a dermatite, também podem ser provocados ou agravados pelos efeitos da ansiedade e pela exposição ao alto nível de estresse na rotina.

Esses são os principais sintomas físicos da ansiedade e do estresse no corpo. Além de entender o que esses transtornos podem causar, é preciso entender as diferenças entre ansiedade e estresse para compreender o que você está sentindo.

Como saber se é ansiedade ou estresse? Entenda as diferenças!

É importante entender que ansiedade e estresse não são a mesma coisa! Apesar de serem semelhantes, há diferenças entre os transtornos. O estresse pode ser caracterizado como um acúmulo de tensão causado pela forte pressão das situações no dia a dia.

Já a ansiedade é um transtorno mental que vai além de uma tensão. O estresse pode ser pontual, a ansiedade não! Dessa forma, a ansiedade pode ser tida como uma sensação contínua de estresse aliado a outros fatores mentais.

Se você sofre com sintomas físicos que não têm causa aparente e se sente muito ansioso e tenso no dia a dia, procure um psicólogo para entender como a ansiedade e o estresse podem estar afetando a sua qualidade de vida.

Adicione seu comentário