Você já sentiu que seu cabelo estava ressecado logo após lavá-lo? É provável que essa sensação venha do shampoo usado para higienizar os fios. Alguns produtos têm um poder de remoção de oleosidade tão grande que acabam removendo até mesmo o óleo natural.
Felizmente, existem várias formas de cuidar da saúde capilar e o Pré-Poo é uma delas. Você pode aproveitar as promoções de produtos capilares e comprar cosméticos desenvolvidos com a técnica para combater o ressecamento dos fios após a lavagem.
Inclusive, essa alternativa ajuda a manter a saúde de todos os tipos de cabelos, desde os crespos até os tratados quimicamente. Pensando nisso, neste artigo, você vai saber o que é o Pré-Poo, como ele pode ser utilizado e quais os benefícios para os cabelos. Confira!
O que é o Pré-Poo e qual é a importância para o cabelo?
O nome Pré-Poo vem do termo “pré-shampoo”, e o objetivo desse produto é exatamente o que o próprio nome indica: preparar os fios antes da lavagem.
A técnica impede que a oleosidade saudável e natural do cabelo seja completamente removida com as impurezas, pois cria uma espécie de blindagem nos fios.
Como o produto deve ser aplicado antes dos cabelos serem lavados com shampoo, para fazer o Pré-Poo é preciso distribuir o tratamento por todo o cabelo. Dessa maneira, quando o shampoo for aplicado, não vai agredir o comprimento e as pontas dos fios.
Isso porque o Pré-Poo repõe os nutrientes e oferece proteção contra a ação detergente do shampoo e as altas temperaturas da água, funcionando como uma espécie de hidratação.
Ele pode ser preparado por meio de óleos, máscaras, condicionadores neutros e até mesmo misturas caseiras, como mel, óleo de rícino e creme de pentear.
Vantagens do Pré-Poo para a saúde dos fios

Como mencionado, o Pré-Poo oferece um tipo de blindagem para o cabelo contra os efeitos abrasivos do shampoo. Mas quais são as vantagens que a técnica traz para a saúde e beleza capilar? Confira abaixo:
- sela as cutículas, protegendo os fios contra o ressecamento causado por boa parte dos shampoos;
- reduz o frizz e promove hidratação intensiva dos cabelos;
- restaura os nutrientes específicos para a fibra capilar;
- dá mais volume e promove um brilho mais intenso aos fios;
- hidrata as pontas do cabelo, que tendem a ser naturalmente mais ressecadas em comparação ao meio e à raiz;
- oferece uma maior durabilidade aos efeitos de tratamentos químicos, como colorações e alisamentos;
- protege toda a estrutura capilar, tornando-a ainda mais forte.
O Pré-Poo funciona para todos os tipos de cabelos?
Embora o Pré-Poo seja muito usado por quem possui cabelos crespos ou cacheados, pois esses tipos de fios costumam ter as pontas um pouco mais ressecadas, a técnica pode ser feita, sem nenhum problema, em qualquer tipo de cabelo, incluindo os lisos.
No entanto, alguns especialistas recomendam que o Pré-Poo seja utilizado principalmente por pessoas que aplicam química nos cabelos. Veja, a seguir, mais detalhes sobre o tratamento em cada tipo de fio.
Cabelos crespos
Para os cabelos crespos, o Pré-Poo é especialmente bom para manter a definição e o óleo natural das pontas, já que elas tendem a ser ressecadas, recuperando os fios após a retirada dos penteados protetores, como os dreads e as box braids, por exemplo.
Cabelos cacheados
A lógica é a mesma para os cabelos cacheados, pois eles também costumam ter as pontas ressecadas.
Cabelos descoloridos ou danificados
Por fim, em cabelos danificados, o Pré-Poo auxilia principalmente na recuperação pós-química. Para os loiros ou descoloridos, podem ser adicionadas máscaras matizadoras para corrigir a coloração ou descoloração não desejada.