25 07

Adoção de hábitos ajuda a melhorar o desempenho e a produtividade dos estudantes

A educação é um dos bens mais valiosos que uma pessoa pode ter, e isso depende, entre outros fatores, de muita dedicação. Em um mundo onde as 24 horas do dia parecem não ser suficientes, já que tudo parece urgente, essa tarefa tende a se tornar cada vez mais complexa.

Entretanto, pode-se dizer que um dos caminhos para se alcançar o sucesso nos estudos é criar uma rotina. Isso implica adoção de hábitos que vão lhe ajudar a ter mais foco e, consequentemente, ser mais produtivo, seja estudando em casa, seja estudand com seu notebook Acer em uma biblioteca, por exemplo.

A ideia é que você consiga estabelecer uma rotina de estudos moldada às suas necessidades e possibilidades, incluindo desde os horários de leitura, revisão de materiais e escrita, até os momentos de descanso. Dessa forma, você garante um aprendizado muito mais efetivo.

Por que ter uma rotina de estudos?

Apesar de ser uma necessidade básica para qualquer estudante, a rotina de estudos nem sempre é compreendida como algo indispensável. Isso porque muitas pessoas acham que estudar de qualquer jeito, sem planejamento prévio e organização, é suficiente para passar nas provas.

Em alguns casos bem raros pode até ser que tal método venha a calhar, mas, na maioria das vezes a adoção de uma rotina de estudos é fundamental para que o aluno consiga compreender todas as complexidades que envolvem um determinado assunto ou matéria.

Ao mesmo tempo, ao criar um hábito diário, como a rotina de estudos, estamos “educando” a nossa mente, preparando-a para o que vamos fazer em seguida — o que, por sua vez, ajuda a inibir emoções como ansiedade e medo, ao mesmo tempo que fortalece a autoconfiança.

Considerando tudo isso, vamos ao que interessa: afinal de contas, como criar uma rotina de estudos? Confira a seguir as principais dicas para que você consiga implementar esse hábito na sua vida.

Considere a sua realidade

Antes de mais nada, é preciso lembrar de considerar a realidade de cada pessoa na hora de criar uma rotina de estudos. Trabalho formal, estágio, tarefas domésticas, atividade física e lazer são aspectos a serem considerados, tendo cada qual a sua devida importância e tempo.

Defina os horários

Dentro da rotina, é preciso estabelecer os horários para estudar cada matéria ou assunto. Lembre-se de dar preferência a momentos do dia em que você costuma estar mais atento, como na parte da manhã ou da tarde. Delimite o que vai ser estudado e por quanto tempo.

Tenha um bom local de estudos

O ambiente onde você vai estudar também é um fator que pode tanto ajudar como atrapalhar a sua rotina estudantil. Sendo assim, procure um lugar que seja silencioso, arejado e com boa iluminação. Tenha uma mesa organizada e uma cadeira confortável para realizar seus estudos com mais tranquilidade.

Monte um cronograma

O uso de um cronograma é de grande ajuda quando se tem prazos definidos a cumprir, como a realização de trabalhos e provas. Portanto, esteja atento ao que precisa ser priorizado em seus estudos, o que pode ser revisado e quais exercícios devem ser feitos para garantir mais segurança nas avaliações finais.

Evite distrações

Músicas, videogames, filmes, séries e redes sociais são alguns exemplos mais comuns de distrações que devem ser amplamente evitadas quando alguém está estudando. Tudo isso pode ser aproveitado, porém fora do horário de estudos.

Faça pequenas pausas

Ter uma rotina de estudos não significa ter que ficar o dia inteiro na frente de um livro. É importante que se tenha também algumas pausas para que corpo e mente se recuperem de tamanho esforço. Levantar para encher a garrafa de água, tomar uma xícara de café ou até mesmo fazer um alongamento são bons exemplos.

Cuide-se

Por último, mas não menos importante, lembre-se de cuidar de si mesmo. Ter hábitos como boa alimentação, sono regular, prática diária de atividades físicas e bons relacionamentos são aspectos que também precisam ser considerados para ter uma rotina de vida e, consequentemente, de estudos mais saudável e prazerosa.

Adicione seu comentário