Você sabe o que é uma análise SWOT e como ela pode ser importante para uma empresa? Ela é fundamental para entender os pontos fracos e fortes de um negócio.
Essa ferramenta de gestão empresarial verifica tanto os elementos internos de uma empresa, quanto os externos.
Todo empresário deseja que o seu negócio cresça e atinja patamares cada vez mais altos, seja ele um escritório de contabilidade ou uma clínica de exames demissionais.
Mas isso não funciona do dia para a noite. Afinal, é indispensável conhecer as características do estabelecimento para entender quais são os elementos positivos e negativos que influenciam na empresa.
Para conseguir sucesso na análise SWOT, os gestores de um negócio devem ter uma visão macro, olhando para a empresa com conhecimento de mercado, mas também devem conhecer os detalhes internos do estabelecimento.
Com isso, toda e qualquer decisão que seja essencial para o negócio é tomada de maneira assertiva, seja como meio corretivo ou como aprimoramento.
Quer saber mais sobre a análise SWOT e como ela pode influenciar positivamente na sua empresa, possibilitando ações cada vez mais assertivas?
Então siga na leitura deste artigo e entenda o assunto para aplicar a estratégia no seu negócio.
O que é análise SWOT?
Se você possui uma revenda de cafeteira industrial, certamente já pensou que ela precisava de uma análise minuciosa dos pontos positivos e negativos, que atuam diretamente no andamento do local.
A análise SWOT pode ser utilizada para mensurar a atuação do seu negócio, sendo uma importante ferramenta de gestão empresarial.
A sigla SWOT se refere a:
- Strengths = Forças;
- Weaknesses = Fraquezas;
- Opportunities = Oportunidades;
- Threats = Ameaças.
Ao analisar o ambiente externo, onde estão as ameaças e oportunidades, assim como o interno, onde se encontram as forças e as fraquezas, é possível diagnosticar o que precisa ser melhorado e o que deve ser mantido.
Dessa maneira, você consegue conferir ao seu estabelecimento uma atuação muito mais otimizada e assertiva, que vai ser responsável pelo sucesso do negócio de modo ativo e consciente.
Como fazer uma análise SWOT?
Uma fábrica de regua digital, que já atua no mercado há vários anos, pode apresentar a necessidade de um balanço mais aprofundado do negócio, com o intuito de melhorar seu faturamento e os seus processos internos.
A análise SWOT entra nesse caso como uma importante ferramenta, que ajuda na identificação do que coloca em risco e do que fortalece o estabelecimento, assim como ajuda a aproveitar oportunidades e vencer as ameaças.
Analisando Força e Fraqueza
Os gestores de um negócio devem estar prontos para avaliar elementos internos como o uso de equipamentos para a produção, o material utilizado para a confecção do produto e a equipe que realiza o trabalho.
Depois de entender como cada um desses elementos influencia na área interna do estabelecimento, ele poderá ajustar qualquer problema que exija uma mudança para ser mais eficiente.
Assim, se o maquinário do local está ultrapassado, o primeiro ponto onde se deve investir para trazer melhorias e diminuir as ameaças internas, é na compra de novos equipamentos.
Da mesma forma, o que há de mais especial na produção interna, como pode ser o caso de uma equipe bem treinada e proativa, deve ser sempre estimulado e reconhecido, para que a força do local permaneça entre os pontos positivos do negócio.
Analisando Oportunidades e Ameaças
Uma empresa especializada na fabricação de chave codificada pode estar perfeitamente alinhada na sua estrutura interna, mas ela também deve se atentar para os elementos externos do negócio.
Quando surgem boas oportunidades para o estabelecimento, ele está pronto para aproveitá-las?
Isso não só influencia diretamente na lucratividade, como também no fortalecimento da marca.
Por isso, se surge um cliente que precisa encomendar uma alta quantidade de produtos, gerando uma transação financeira bastante interessante para o negócio, é fundamental que ele esteja pronto para isso.
Investir na montagem de um estoque, assim como na rápida contratação de funcionários, são exemplos de como uma empresa pode estar sempre preparada para aproveitar as oportunidades do mercado.
Mas também é necessário analisar as ameaças externas da empresa. Se uma concorrente está mais preparada, e atua de maneira rápida dentro do segmento, ela pode prejudicar o funcionamento da sua empresa e trazer prejuízos para o negócio.
Isso quer dizer que é preciso garantir o conhecimento do seu mercado para que esse tipo de ameaça não seja um problema.
Dessa maneira, é preciso desenvolver um planejamento com estratégias de atuação e entender se elas precisam ser repensadas ou podem ser aplicadas para o bem da empresa.
Sendo assim, a análise SWOT é uma ferramenta importante para os estabelecimentos, e deve ser colocada em prática para trazer cada vez mais resultados para o negócio.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.