Conheça alguns autores nacionais que merecem todo reconhecimento por suas obras e que escrevem de um jeito único
Ter o hábito da leitura é superimportante, ler faz com que o cérebro seja acionado e esteja sempre trabalhando, mesmo que seja sentado em uma poltrona, você vai estar exercitando a mente. Nem todas as pessoas têm esse hábito, mas aos poucos isso está mudando, e podemos perceber essa mudança nas novas gerações.
Existem muitos atrativos para quem quer começar a ler, promoções de livros físicos, desconto em e-book para quem gosta de ler no digital, existe um tipo de leitura para todo tipo de leitor. No entanto, é muito comum que exista uma exaltação sobre escritores internacionais, deixando de lado a literatura nacional.
É por isso que estamos escrevendo este artigo, para te apresentar a escritores que transformam a literatura nacional em algo maior, reconhecida mundialmente. Estes 5 autores que citamos abaixo tem seu próprio jeito de contar histórias e cada um carrega consigo um jeito de transformar algo simples do dia a dia ou até mesmo a dor em algo melhor, usando as palavras como amigas.
1 – Aline Bei
Se existe uma escritora que consegue transformar traumas e vivências em livros maravilhosos, essa é Aline Bei. A escritora publicou seu primeiro romance em 2017 com o título “O Peso do Pássaro Morto”, e foi com esse livro que ela ganhou o Prêmio São Paulo de Literatura em 2018, na categoria Melhor Romance de Autores com menos de 40 anos. Aline Bei fala sobre dores, sobre família, sobre o que cerca a sua vida, em forma de prosa lírica, atraindo o leitor com sua escrita poética. Outra obra da autora que merece reconhecimento é “Pequena Coreografia do Adeus”.
2 – Itamar Vieira Júnior
Não podíamos deixar de citar nessa lista Itamar Vieira Júnior, um dos nomes que merece todo o reconhecimento na literatura nacional. Além de escritor, Itamar Vieira Júnior é também geógrafo e doutor em estudos étnicos e africanos pela UFBA. Seu livro mais famoso é Torto Arado, que ganhou o Prêmio Leya em 2018, e o Prêmio Jabuti em 2020, além do Prêmio Oceanos também em 2020. A obra já foi traduzida em mais de 20 idiomas e teve os direitos comprados para uma produção audiovisual.
3 – Jeferson Tenório
Outro escritor que merece todo reconhecimento por suas obras é Jeferson Tenório, que além de escrever é doutorando em teoria literária pela PUCRS. Seu primeiro livro foi lançado em 2013 com o título “O beijo na parede”, e foi eleito o livro do ano pela Associação Gaúcha de Escritores. Uma de suas obras mais famosas é “O Avesso da Pele”, que foi lançada em 2020, e é um sucesso de crítica.
4 – Micheliny Verunschk
A escritora e historiadora não podia ficar de fora dessa lista. Micheliny é uma autora de romances que vão além, no qual as palavras ganham um significado mais complexo. Seu romance “Nossa Teresa”, publicado em 2014, ganhou o Prêmio São Paulo de Literatura de 2015 na categoria de melhor romance escrito por autor estreante no gênero acima de 40 anos. Sua obra mais recente é “O Som do Rugido da Onça”, lançado em 2021, e que ganhou o Prêmio Jabuti e o Prêmio Oceanos em 2022.
5 – Raphael Montes
Não podíamos encerrar essa lista sem falar dele, Raphael Montes. O escritor tem como gênero definido os romances policiais, com muito suspense e reviravoltas que você nem imaginava. Começou a carreira escrevendo contos, e publicou o primeiro romance em 2010 chamado Suicidas, que chegou a ser finalista do Prêmio Machados de Assis e do Prêmio São Paulo de Literatura em 2013. Raphael Montes é autor de outras obras como “Dias Perfeitos”, “Jantar Secreto”, “O Vilarejo” e “Bom dia Verônica”, que inclusive foi adaptado para o audiovisual em forma de série e se encontra na Netflix.