27 08

Machu Picchu é uma antiga cidade inca que fica localizada nas montanhas do Peru, exatamente a noroeste da cidade de Cusco. Considerada uma das sete maravilhas do mundo moderno e patrimônio da humanidade, a cidade preserva um importante capítulo da história da América, representando um registro da arquitetura e das técnicas do Império Inca. Atualmente, Machu Picchu é um dos destinos favoritos dos turistas, principalmente daqueles que já moram na América do Sul.

Os turistas são atraídos até o lugar, primeiro, por ser localizado em uma região de mais fácil acesso, mas também pelas belas paisagens e pelos pontos turísticos históricos, os quais você provavelmente já viu alguma foto por aí. Porém, assim como qualquer destino, é muito importante tomar algumas precauções, tudo para deixar a viagem ainda mais segura. O maior exemplo disso é o seguro-viagem para o Peru. Com ele, você, sua família e seus amigos estarão devidamente protegidos caso aconteça algum imprevisto.

1 – O que significa Machu Picchu?

A “Cidade Perdida dos Incas” foi uma das cidades do que chamamos Império Inca. O lugar ainda contém boa parte de suas construções originais, o que permite que os visitantes desvendem um pouquinho de um povo que guardava um conhecimento extremamente avançado, especialmente se levarmos em consideração a época em viviam. O sítio arqueológico se encontra a 2450 metros acima do nível do mar e em uma localização que desperta a curiosidade de todos.

Machu Picchu foi construída inteira por blocos de pedras encaixadas. Aliás, a maior parte delas pesa em torno de 15 kg, mas algumas podem chegar a pesar cerca de 20 toneladas. A cidade conta com 32 mil hectares e reúne em torno de 200 dessas estruturas em pedra granítica, o que inclui templos, residências e terraços agrícolas.

As famílias que viviam em Machu Picchu tinham conhecimento superaprofundado sobre agricultura, matemática e astronomia. Muitos turistas relatam que é praticamente impossível ir até lá e não ficar impressionado com o quão grandiosas são as construções, que seguem em pé até os dias de hoje.

2 – História da cidade

Machu Picchu foi uma das cidades do Império Inca, cuja capital, Cusco, segundo pesquisas, tenha sido povoada entre os anos 1450 e 1540. A cidade abrigava entre 500 e 750 pessoas, mas muitas informações disponíveis são apenas teorias que visam a entender a grandiosidade e engenhosidade da cidade.

O espaço está localizado no alto de uma montanha, em uma zona na qual o acesso é mais difícil, cercado por mata tropical e por outras montanhas. Hoje chamado de sítio arqueológico, o lugar é considerado pela Unesco um Patrimônio Natural e Cultural desde 1983.

3 – Onde ficar hospedado?

Como dissemos anteriormente, Machu Picchu é um lugar que fica localizado no alto de uma montanha, área de difícil acesso. Cusco fica a 4 horas de viagem e, por isso, muitas pessoas decidem ficar hospedadas em algum vilarejo mais próximo. Inclusive, você vai encontrar diversas opções de hotéis com vários níveis de conforto por lá.

4 – Como chegar até Machu Picchu?

Chegar em Machu Picchu não é uma tarefa muito fácil, já que o trajeto é composto por diversas etapas. Quando o lugar foi construído, a ideia era que fosse um local difícil de acessar, assim as chances de ser invadida era muito menor. Porém, a boa notícia é que boa parte do trajeto pode ser feita de trem. Aliás, você vai se maravilhar com a paisagem.

5 – Quando ir a Machu Picchu?

Tanto Machu Picchu quanto a região ao redor são conhecidas por terem muita chuva no verão e por serem muito secas no inverno. Na hora de programar a viagem, fique atento a esses detalhes, assim você consegue escolher a melhor época para viajar para Machu Picchu.

6 – Quais são as atividades favoritas dos turistas?

  • Excursão a Machu Picchu;

  • Visita guiada por Cusco e suas ruínas;

  • Trilha pela Montanha Arco-Íris;

  • Excursão à lagoa Humantay;

  • Excursão ao Vale Sagrado dos Incas;

7 – Como levar dinheiro para o Peru?

A moeda utilizada no Peru é o Novo Sol, mas você também pode usar cartões de crédito e débito, eles são aceitos no país. Para pagar os gastos da viagem, às vezes é interessante procurar um banco internacional, mas você deve analisar o que é melhor para o momento. Porém, é necessário que, ao decidir realmente fazer a viagem, guarde dinheiro e faça disso um investimento. E não se esqueça de contratar o seguro de viagem internacional, ele é superimportante.

8 – Machu Picchu – algumas informações básicas

Altitude: 2450 metros acima do nível do mar;

Aeroporto mais próximo: Aeroporto de Cusco, Cusco – Peru;

Moeda: Novo Sol;

É necessário passaporte para visitar Machu Picchu? Não, apenas o RG;

É necessário visto para conhecer Machu Picchu? Não, não precisa;

Vacinas são obrigatórias para ir a Machu Picchu? Não, mas existem algumas vacinas recomendadas.

Adicione seu comentário