22 11

Cuidar da saúde é muito importante. No entanto, muitos homens ainda negligenciam a própria saúde. Uma pesquisa mostra como essa afirmação é verdadeira. Dados de um estudo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística sobre mortalidade apontam que a expectativa de vida do brasileiro é de 77 anos, mas os números mostram que os homens tendem a viver sete anos a menos.

De acordo com o índice, as mulheres vivem em média 80 anos, enquanto os homens vivem 72,8 anos. Por isso, é importante enfatizar a importância de ficar atento aos sintomas. Olhe para si sempre! Aproveite os espelhos de casa e tente notar alguma anormalidade no seu corpo.

Outra coisa importante é fazer um acompanhamento médico recorrente e ficar atento a qualquer sintoma que destoe no dia a dia. Fizemos uma lista abaixo com as principais dicas de prevenção de doenças para os homens. Confira!

Fique atento aos sintomas

O primeiro passo para cuidar da saúde e prevenir o desenvolvimento de doenças graves é ficar atento aos sintomas. Trabalhar a percepção é importantíssimo para notar quando o nosso corpo está dando um sinal de alerta. Então, sempre se olhe no espelho e observe se não há alterações no seu corpo.

Fique atento a quaisquer sintomas incomuns, como indisposição após comer algum alimento, episódios de taquicardia recorrentes ou alguma irritação na pele. Além de estar atento a sintomas mais graves, como fortes dores de cabeça, tonturas, diarreias, febre, entre outros. Aos primeiros sinais de sintomas recorrentes, procure um médico!

Faça acompanhamento médico

Muitos homens demoram bastante a procurar um médico, inclusive quando já se encontram doentes. Por isso, o melhor para a saúde do homem é fazer o acompanhamento preventivo. Procure um médico de confiança para fazer o acompanhamento.

Esse profissional irá lhe acompanhar durante toda a sua vida, te ajudando a entender possíveis sintomas e indicando a realização de exames, testes e hábitos de saúde para te auxiliar a prevenir e manter uma boa saúde no dia a dia, adaptando os seus cuidados a sua rotina.

Tenha uma dieta equilibrada

Uma dica importante para prevenir doenças masculinas é ter uma alimentação equilibrada. É importante entender a melhor maneira de comer bem, mesmo em rotinas pouco funcionais. Nada de comer muitos alimentos ultraprocessados e cheios de gordura, é importante que a base da sua alimentação seja saudável.

Assim, prefira uma dieta que te permita consumir mais alimentos naturais, como frutas, verduras e vegetais, aliado a bons carboidratos e proteínas. Dessa forma, você pode ter uma alimentação equilibrada e se dar alguns prazeres de vez em quando, sem se culpar e nem prejudicar a sua saúde.

Pratique exercícios físicos

A prática de exercícios físicos é muito importante em qualquer fase da vida. Entre os homens, os exercícios são fundamentais para manter a disposição, a virilidade, a saúde física e mental, entre outros benefícios. Existem diversos esportes como futebol, basquete, artes marciais e outras atividades que são excelentes para praticar e se divertir.

Se você tem uma rotina mais intensa, a dica é realizar a boa e velha caminhada. Uma boa forma de se exercitar sem sentir no dia a dia é preferir fazer mais trajetos a pé. Então, se você pode ir ao mercado, ao trabalho ou fazer pequenos percursos curtos a pé, faça isso! O importante é se manter em movimento!

Faça todos os testes e exames indicados para a sua idade

Isso faz parte do acompanhamento médico, mas você também pode trazer para casa. Ações simples como a medição de glicose, a aferição de pressão arterial, o acompanhamento das taxas de colesterol e a realização de testes de HIV, hepatite, entre outros são ações simples, mas muito importantes para prevenir doenças.

Além disso, faça o acompanhamento médico e realize todos os testes e exames passados pelo médico. Os homens precisam realizar exames mais complexos de acordo com a idade, como o exame do toque, essencial para prevenção do câncer de próstata, bem como a colonoscopia e a endoscopia, que são importantes para prevenir doenças no sistema estomacal e intestinal.

Todos os testes e exames são muito importantes para prevenir a saúde e fazer o diagnóstico precoce de doenças mais graves para diminuir os impactos no dia a dia e aumentar as chances de cura.

Os cuidados com a saúde masculina são essenciais para que a vida do homem seja longeva e com muita qualidade. Se você deseja viver bastante, siga estas dicas e comece a cuidar da sua saúde de forma ativa para ser um homem sadio e ter disposição para aproveitar os melhores momentos da sua vida.

Ter um estilo de vida saudável é fundamental para garantir uma vida longa e com qualidade. Além das dicas mencionadas acima, é crucial evitar o tabagismo e o consumo excessivo de álcool, pois esses hábitos estão associados a uma série de problemas de saúde, incluindo câncer, doenças cardiovasculares e respiratórias.

Além disso, é importante manter um sono adequado, pois a qualidade do sono desempenha um papel vital na recuperação e no bem-estar geral. Ao adotar uma abordagem proativa para a saúde, os homens podem desfrutar de uma vida mais longa e com mais disposição para aproveitar cada momento. Portanto, lembre-se de que a prevenção é o melhor caminho para uma vida saudável e equilibrada.

Adicione seu comentário