Qual o papel da consultoria de RH no crescimento de empresas?

24 06

Minha empresa é pequena. Não preciso de RH”. Você já ouviu ou falou alguma frase como essa? Alguns empreendedores acreditam que a área de Recursos Humanos só é necessária para multinacionais ou corporações de grande porte, o que é um grande erro. 

Na realidade, esse departamento é um grande aliado para o crescimento saudável das empresas. Ou seja, negócios de pequeno e médio porte precisam do RH para conseguirem crescer de forma sustentável.

Isso porque esse setor é responsável por gerenciar o capital humano do negócio. Lidar com pessoas não é uma tarefa fácil, ainda mais em ambientes corporativos.

É preciso usar técnicas e ter conhecimentos específicos para o gerenciamento de equipes, além de lidar com questões burocráticas e financeiras em relação aos profissionais. 

O RH traça planos de ação para melhorar o ambiente corporativo, aumentar a produtividade das equipes, capacitar os colaboradores e otimizar o fluxo de trabalho.

Ainda resolve problemas internos, melhora a comunicação, realiza processos seletivos assertivos, evita o turnover de colaboradores, faz ações de motivação para equipes, entre outras atividades.

Todas elas buscam valorizar o capital humano e trazer mais resultados para as empresas, porque são capazes de aumentar sua capacidade de produção, qualidade do serviço ou produto prestado e, consequentemente, o desempenho do negócio no mercado.

O crescimento da corporação com o setor de RH – entre outros investimentos necessários – é certeiro. Desta forma, empresas que não têm ou ainda não aplicaram medidas cruciais para estruturar este setor, podem estar perdendo resultados com isso.

Nesses casos, o ideal é contar com uma consultoria de RH. Esse serviço identifica o que precisa ser feito para melhorar o setor ou por onde começar a implementá-lo. Saiba mais sobre essas consultorias e aumente seus resultados!  

O que é consultoria de RH?

As consultorias em gestão de RH estão se popularizando no país, Esse tipo de atividade é super eficiente para gerenciar crises de empresas que estão com problemas específicos e não sabem como resolvê-los. 

Basicamente, é oferecido por empresas especializadas na área de RH que, com uma visão externa apurada, analisam todas as questões que envolvem essa área e sugerem melhorias conforme o diagnóstico.

Como funcionam as consultorias de RH?

O processo funciona da seguinte maneira: o consultor vai avaliar, monitorar, mapear e analisar todos os processos e serviços da empresa que envolvam as atividades de RH.

Dessa forma, entenderá o relacionamento entre colaboradores e gestores da empresa, além de identificar quais são as falhas e pontos positivos do setor.

Também estudará como os processos seletivos são feitos, competências de cada funcionário e time, a folha de pagamento, ponto eletrônico, sistema de contrato e rescisão, processos admissionais, trabalhistas, entre outras questões burocráticas.

Depois da análise, o consultor estuda o caso e gera um diagnóstico da situação atual da empresa, com todos os seus pontos positivos e os que precisam ser melhorados.

Com esse documento em mãos, o consultor tem o papel de elaborar estratégias eficientes de mudanças, que contemplem formas de melhorar o funcionamento do setor de RH dentro da empresa.

Assim, a empresa que contrata esse serviço, terá um apoio profissional para entender quais as necessidades dos colaboradores e em que ponto o setor pode melhorar para obter resultados positivos com sua equipe. 

Qual o papel das consultorias no crescimento das empresas?

Geralmente as empresas contratam consultorias de RH quando estão com problemas específicos que sua equipe de recursos humanos ou as habilidades do empreendedor não conseguem resolvê-los. 

Alguns dos problemas mais comuns são: baixa produtividade das equipes, dificuldade em encontrar bons profissionais, reter talentos, clima organizacional ruim, alto índice de rotatividade, faltas, atrasos,  dificuldade em desenvolver colaboradores, surgimento de novas ferramentas e soluções no mercado que os profissionais não estão preparados, entre outras questões. 

Todos esses fatores impactam diretamente no desempenho do negócio e, consequentemente, em seu crescimento. Muitas empresas ficam patinando no mesmo lugar, mesmo investindo em novas tecnologias, e não entendem o motivo. 

Na grande maioria das vezes, as equipes não estão alinhadas com o propósito da companhia ou desempenham menos do que poderiam caso tivessem preparo e ações internas de desenvolvimento. 

Resolvendo essas questões, o empreendedor consegue focar em soluções que tragam mais resultados para a empresa – como vendas, por exemplo. 

Outra vantagem de melhorar o rendimento das equipes e investir em profissionais com mais capacidade de lidar com as tarefas é a qualidade de produção. 

Com isso, as oportunidades começam a aparecer e o negócio não as perderá por falta de preparo ou mão de obra qualificada. Como contratar uma consultoria de RH? É simples!

Diversas empresas oferecem essas soluções. No entanto, é uma atividade que impacta diretamente na rotina de trabalho e resultados do negócio. Então, é preciso escolher uma prestadora de serviços confiável, qualificada e extremamente eficiente.

Procure saber se contam com profissionais especializados, formados na área de RH e conheça seus cases de sucesso. 

Por fim, não deixe de esclarecer suas principais dúvidas! Sempre comunique qual é o seu problema e entenda se é ou não a empresa ideal para você.

Adicione seu comentário