Quais as funções de um atendente de farmácia

As redes de farmácias estão em crescimento exponencial, são diversas as unidades que encontramos em todos os lugares, isso gera muitas oportunidades de emprego para população. Saiba quais as funções de um atendente de farmácia e o que é preciso fazer para se tornar um e conquistar uma vaga de emprego.

Diferente do que muitas pessoas pensam, um atendente de farmácia é mais que um simples vendedor. Para assumir essa função é preciso ter conhecimento não só sobre os remédios e conceitos básicos sobre o corpo humano, mas fazer um excelente atendimento ao cliente, ajudar em tarefas de organização, parte administrativa e gerencial da loja, além de conseguir fechar vendas.

Um curso de atendente de farmácia gratuito pode ajudá-lo a se qualificar para desempenhar essa função, pois esse tipo de profissional tem uma relação mais intensa com os clientes do que os farmacêuticos, por exemplo, além disso, as pessoas procuram farmácias e drogarias para encontrar soluções para os seus problemas, portanto, o atendente deve estar preparado para melhor atendê-las.

Funções de um atendente de farmácia

Pode não parecer, mas essa função é uma das mais importantes no estabelecimento, pois é o profissional atendente de farmácia que realiza o primeiro contato com os clientes. Sua atuação nesse segmento que inclui farmácia manipuladora, hospitalar, drogaria ou posto de saúde é de muita importância para população.

As principais funções de um atendente de farmácia são:

  • Ler e interpretar as prescrições realizadas por médicos, odontologistas e até mesmos profissionais veterinários.
  • Dispensar e comercializar itens cosméticos, medicações, suplementos, higiene e outros.
  • Realizar o controle de estoque.
  • Organizar o armazenamento de mercadorias do estabelecimento.

Como deve ser a apresentação pessoal desse profissional?

Além das funções que um atendente de farmácia deve realizar, é preciso se atentar a apresentação pessoal no ambiente de trabalho. A maneira como se porta diante de clientes e com os colegas de equipe, pode valer mais do que as experiências anteriores no seu currículo.

Se preocupar com a aparência é um dos fatores para ter sucesso em seu cargo, não falamos de padrões estéticos, mas vestimentas limpas, postura profissional, ética, linguagem utilizada para comunicação, e fatores que contribuem para um excelente atendimento ao cliente.

Alguns exemplos que podemos dar envolvem prender os cabelos se for mulher e tiver fios muito longos, unhas sempre aparadas e limpas, barba feita, evitar o excesso de adornos como anéis, colares e outros, uniforme passado e limpo, maquiagens simples e leve, evitar perfumes muito marcantes, etc.

Como se preparar para conseguir um emprego de atendente de farmácia?

Mencionamos anteriormente que um curso de atendente de farmácia gratuito pode ajudá-lo a se qualificar para conquistar a vaga de emprego.

Nos cursos online desse segmento, aprendemos quais as atribuições da profissão, como é organizada e o funcionamento desse tipo de estabelecimento, fracionar medicações, as siglas de medicamentos, farmacologia, ação das medicações no organismo, o que é remédio genérico e similar, entre outros.

Esse tipo de curso é oferecido em plataformas online gratuitas, basta se inscrever e começar a participar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *