Uma dieta adequada é composta por pratos variados e coloridos. É preciso comer frutas, verduras, legumes, carboidratos e gorduras na medida certa, dando preferência para o que é natural.
Isso significa que você não pode comer um docinho ou uma fritura de vez em quando? Claro que pode! No entanto, essa situação não deve se tornar uma regra, ou seja, não pode ser rotineira se você quer ter uma alimentação saudável.
Seguindo essa ideia de montar um cardápio mais natural, você já ouviu falar nos cogumelos? Experimentou alguma variedade? Saiba quais são os principais benefícios de incluí-los no seu prato.
Tipos de cogumelos comestíveis
Quando se fala em cogumelos há quem se lembre das variedades tóxicas e não comestíveis, porém, existem alguns tipos que podem ser consumidos sem medo, por não serem venenosos. Confira abaixo detalhes sobre cada um deles.
Cogumelo Paris
Também conhecido como champignon, é uma das variedades mais conhecidas e utilizadas na cozinha. Tem um sabor mais suave, até levemente adocicado, tanto que pode ser consumido cru. Aparece nos estrogonofes, tortas salgadas e saladas.
Cogumelo Shitake
Encontrado mais comumente na forma desidratada, tanto que, no preparo, é preciso hidratá-lo com água. É usado em sopas, molhos e como recheio de alguns tipos de massa.
Cogumelo Shimeji
Com um sabor bastante acentuado, essa variedade de cogumelos é preparada rapidamente, geralmente refogada. Pode ser encontrado na cor branca ou preta e costuma acompanhar molhos de massas ou rechear tortas.
Cogumelo Portobello
É um champignon mais maduro e com coloração amarronzada. Com tamanho maior e textura bastante semelhante a da carne, é utilizado nos pratos vegetarianos. Assim como o Paris, tem um sabor leve. Pode ser cozido, refogado ou grelhado.
Cogumelo Seco
Assim como o shitake, é um tipo de cogumelo desidratado, tanto que, antes de prepará-lo, é recomendado deixar de molho em água por pelo menos 30 minutos. A variedade é mais utilizada no preparo de molhos para massas.
Principais benefícios de incluir cogumelos na dieta
Agora que você conheceu um pouco sobre os cogumelos mais utilizados no Brasil, confira os principais benefícios de incluí-los em sua dieta:
Prevenção do câncer
Como possui substâncias que fortalecem o sistema imunológico, é rico em antioxidantes, com ação anti-inflamatória, além de prevenir o surgimento do câncer.
Auxílio no emagrecimento
Para quem está em busca de perder peso, os cogumelos são grandes aliados. Eles auxiliam na melhor digestão e aumentam a sensação de saciedade. Ou seja, você passa a comer bem e foge bastante daqueles docinhos fora de hora.
Ricos em fibras
Cogumelos são ricos em fibras e em água; por isso, contribuem para um melhor funcionamento do intestino. As fibras também são responsáveis por aumentar a sensação de saciedade e, consequentemente, diminuir a vontade de comer a todo momento.
Fortalecimento da imunidade
Outro benefício importante dos cogumelos é o fortalecimento da imunidade. Como possuem bastante vitaminas e nutrientes, além de beta-glucanas, ajudam a prevenir o aparecimento de doenças oportunistas, como gripes e resfriados. Se aliado com uma dieta rica em vitamina C, a pessoa pode ter uma vida ainda mais saudável.
Combate do colesterol “ruim”
O colesterol LDL, tido como colesterol “ruim”, é um dos responsáveis pelos problemas de coração. Assim, quem consome cogumelos em sua dieta está protegendo a saúde cardíaca. O ácido gálico, flavonoides e catequinas são as substâncias que contribuem para esse benefício.
Controle da ansiedade
Quem lida com a ansiedade ganha um aliado natural no combate das crises, como uma ajuda para se manter estável. Cogumelos contêm vitamina B5 e triptofano, substâncias que contribuem para a produção de serotonina. Esta ajuda a passar a sensação de prazer e relaxamento, consequentemente combatendo a ansiedade e até mesmo o estresse.