Importância do Certificado de cursos online para o currículo profissional

Com um mercado de trabalho extremamente competitivo, os profissionais precisam encontrar maneiras de se diferenciarem da média e, consequentemente, se destacarem para possíveis oportunidades de emprego. Uma dessas maneiras é a realização de cursos online.

 

Isso porque, a capacitação até então era algo que exigia um investimento alto de tempo e dinheiro. E desde que os cursos onlines surgiram, eles deram liberdade para que os profissionais pudessem aumentar sua bagagem de conhecimento no seu tempo e sem investir rios de dinheiro – até porque, há um leque de cursos grátis dentro da internet, a disposição de quem quiser realizar. Ou seja, é um método rápido, fácil e eficiente de elevar seu nível profissional.

 

Porém, a grande dúvida que surge é: como comprovar que você obteve esse conhecimento, de verdade? Como comprovar que você assistiu todas as aulas? Por que a certificação é importante? O curso online tem o mesmo peso de um presencial?

 

Bom, são essas respostas que você irá encontrar nas próximas linhas deste texto. Portanto, vamos lá!

 

Cursos online: qual importância da certificação? 

 

Com essa pergunta, já conseguimos sanar muitas dúvidas! É o seguinte, em cursos online, os profissionais e alunos adquirem todo o aprendizado sem precisar sair de casa e se encontrar diretamente com os professores. Por isso, grande parte desses cursos online grátis exige um teste final para comprovar que a pessoa obteve o real conhecimento e, consequentemente, liberar o certificado.

 

Afinal de contas, a única maneira das empresas terem certeza de que um profissional realmente obtém aquele conhecimento e não colocou informação falsa no currículo é exigindo a certificação.

 

Acreditem, grandes empresas do mercado exigem certificado de cursos complementares, principalmente de conhecimentos que são pré-requisitos para cumprir determinada função. Até porque, imagina uma empresa como a Netflix, por exemplo. Suponhamos que abram vaga para “social media”. Apesar da faculdade, ter cursos como “estratégias dentro das redes sociais” ou “como engajar seu público nas redes sociais”, mesmo que EAD, serão um enorme diferencial no currículo. Isso porque, a empresa receberá milhares de currículos, portanto, precisam ter alguns critérios de contratação.

 

Porém, uma coisa é você colocar no currículo que sabe. Outra é você ter um documento que comprava isso. Claro que o que conta realmente é o que você mostrará ali, no dia a dia, mas um certificado te dá pontinhos a mais na busca por uma vaga de emprego, uma promoção no trabalho, uma bolsa no mestrado ou na universidade.

 

Portanto, aproveitem ao máximo os conhecimentos gratuitos que a internet lhe fornece. Tais conhecimentos podem ser muito úteis para você hoje ou no futuro. A FBV, por exemplo, tem vários cursos gratuitos com direito a certificação. Clique aqui e conheça todos eles!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *