Fox: Como ver os valores na Tabela FIPE

A Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, conhecida como FIPE, criada em 1973 sem fins lucrativos, tem como objetivo prestar apoio ao Departamento Econômico de algumas instituições, a partir de 2001 começou a pesquisar valores de veículos automotores como carros, caminhões e motos de acordo com modelos e versões, para financiamento como base de cálculo, sinistro, seguro e avaliações.

A Tabela FIPE funciona de acordo com os preços que estão sendo praticados no mercado de todos os carros em diferentes modelos e versões, comparando a média de valores calculados para o consumidor, servindo como referência de valor de venda e compra do carro no mercado nacional tanto novo como usado, sendo inclusive utilizada para referência de valores de IPVA.

Para consultar a tabela FIPE Fox é necessário acessar a Tabela FIPE para ter acesso às informações, assim é possível selecionar o tipo de veículo, e ano modelo, após essas informações é possível saber a referência do valor veículo gerando um poder de negociação.

É importante que o consumidor saiba que a tabela FIPE Fox não considera acessórios e blindagem do veículo, avaliando os opcionais entre básico, intermediário e completo, entretanto, seus valores são determinantes para valores do seguro que na maioria das vezes utiliza os valores do veículo para perda total ou sinistro.

O valor de mercado do veículo pode ser maior ou menor do que o valor da tabela FIPE Fox considerando estado, acessórios e/ou opcionais.

Durante uma negociação, é possível visualizar valor máximo ou valor mínimo de um veículo que geralmente são anunciados em sites de venda e compra de automóvel, porém, são valores de tabelas próprias, uma vez que a Tabela FIPE trabalha com o preço médio de valor de mercado.

No caso de veículos seminovos e usados também são usados como referência na Tabela FIPE de acordo com a média calculada entre a grande maioria dos valores levantados. Com essas informações fica mais fácil consultar o valor do seu veículo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *