emprestimo pessoal

Empréstimo Pessoal: O que é um empréstimo Pessoal?

O empréstimo pessoal é um serviço de crédito que bancos e financeiras oferecem a seus clientes como uma forma de emprestar dinheiro.

Normalmente, é preciso passar antes por uma análise de crédito para garantir que você possui condições de pagar o seu empréstimo pessoal, e se for aprovado, o dinheiro é liberado em sua conta corrente.

Os juros do empréstimo pessoal irão depender do seu perfil financeiro, podendo ser altos ou baixos, mas mesmo assim, este é um dos tipos de empréstimo mais caros do mercado.

Quando pegar um empréstimo pessoal

Veja abaixo quando você deve solicitar um empréstimo pessoal:

  • Quitar dívida do cheque especial: Se você entrou no cheque especial e precisa pagar essa dívida, saiba que o empréstimo pessoal oferece juros menores, sendo uma boa opção solicita-lo para quitar essa dívida.
  • Emergências: Nos casos de alguma emergência financeira de preferência por usar o empréstimo pessoal ao invés do cheque pessoal, uma vez que os juros são menores.

Vantagens do empréstimo pessoal

O empréstimo pessoal possui algumas vantagens que fazem dele sempre uma boa opção em caso de necessidade de dinheiro rápido, como:

  • Liberação do dinheiro é rápida: Após a aprovação, o crédito em geral cai em conta em até um dia.
  • Melhor que o cheque especial: O empréstimo pessoal costuma ser mais barato que usar o cheque especial.
  • É possível pedir com o nome sujo: Existem sim financeiras que liberam empréstimo pessoal para pessoas negativados, mas é preciso ficar atento, já que os juros tendem a serem mais altos.

Desvantagens do empréstimo pessoal

Saiba que o empréstimo pessoal também apresenta algumas desvantagens, como:

  • Possui as taxas de juros mais altas do mercado: A média da taxa de juros fica em torno de 7% ao mês, dados do Banco Central do Brasil, ainda pode aumentar bastante dependendo da instituição.
  • O empréstimo pessoal em financeira sai mais caro: O Custo Efetivo Total (CET), que é todas as taxas cobradas por um empréstimo pessoal, é mais alto quando contratado em financeiras do que em bancos.

O importante a se saber é que, mesmo o empréstimo pessoal sendo uma boa solução financeira, ele precisa ser bem pensado e analisado antes de solicitar, uma vez que se trata de uma dívida longa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *