sushi e suas variedades

Conheça um pouco da história do Sushi

Não é de hoje que a culinária japonesa faz muito sucesso, mas nem todo mundo que ama a comida conhece a história dela. A história do sushi se deu por volta do século IV a. C, quando um problema precisava ser resolvido, a conservação do peixe cru.

Além do sushi tradicional que a maioria de nós conhece, também existem outros tipos que foram ficando famosos ao longo do tempo.

Sua origem

Grande parte dos alimentos que compõem a cozinha japonesa vem do mar, são peixes, algas, e frutos do mar, os alimentos que mais estão presentes na culinária do país. Como o Japão é um país de terras muito montanhosas, é difícil o desenvolvimento da agricultura por lá, onde só se vê o arroz como alta produção de pequenas áreas.

A história do sushi se deu quanto no antigo Japão, os peixes precisavam ser transportados para outros lugares, sendo assim, eles eram conservados no arroz cozido. O arroz libera ácido acético e lático, o que garante uma durabilidade maior, e os japoneses sabiam disso. Dessa forma as vísceras e a cabeça dos peixes eram tiradas, e o filé salgado e conservado entre várias camadas de arroz.

Nesse tempo o peixe fermentava e ganhava um sabor ácido. Essa técnica ficou bastante usada por pescadores que ficavam no mar por muito tempo e dessa forma surgiu o sushi prensado. Com o tempo essa técnica de conservação do peixe se transformou no prato que conhecemos hoje. O sabor ácido da fermentação virou o vinagre, e o peixe com arroz e vinagre ainda se juntou ao shoyu, e ganhou ainda mais sabor.

como surgiu o sushi

Outros tipos de sushi

Já no século XV, outros tipos de sushis foram criados. O Nama Narezushi, basicamente tinha a mesma história do sushi, só que com um período de fermentação menor. Dessa forma já era possível consumir tanto o arroz, quanto o peixe junto. Que também ficou conhecido como o primeiro sushi moderno.

O vinagre foi introduzido no preparo do arroz só no século XVII, em Tóquio (quando ainda era Edo)., por um médico chamado Matshumoto Yoshiichi. Essa mistura diminuiu o tempo de preparo do sushi para apenas 1 dia e como a fartura de pescados no país sempre foi muito grande, o peixe passou a ser consumido fresco e cru. Esse tipo de prato levou o nome de Hayazushi.

Também no mesmo século, foi criada o Oshizushi, também conhecido como estilo Kansai, onde o arroz e o peixe cru eram colocados em uma caixa de madeira, com um peso em cima, para que fossem de certa forma amassados. Depois eram cortados em pedaços retangulares.

O primeiro sushiman da história do sushi, criou o sushi mais popular, o Nigirizushi, que era um bolinho de arroz, com uma fatia de peixe e podia ser comido de forma imediata. O tamanho deles eram quase o dobro dos Nigiris de hoje.

O Inarizushi, o Chirashizushi e o Makizushi (sushi enrolado), também ficaram populares com uma grande inovação onde a técnica usava apenas a força das mãos para prensar o arroz. Na história do sushi, estes últimos eram os que podiam ser consumidos com as mãos, sem a ajuda do hashi.

Atualmente

No século XX, a história do sushi é bem diferente. Com a globalização o para se espalhou pelo mundo todo. Além do saber delicioso, a preocupação do homem era de ter uma alimentação saudável, foi então que o tipo Kawarizushi foi criado nos Estados Unidos, mais conhecido como California Roll.

No Brasil o que mais começou a fazer sucesso foram as temakerias no século XXI. Aém do temaki tradicional muito apreciado pelos brasileiros, o hot filadelfia passou a ser um dos pratos mais pedidos no país.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *