homem estudando negócios

Como ter uma ideia de negócio lucrativo

Confira estas dicas sobre como ter uma ideia de negócio lucrativo

Os empreendedores não sobrevivem sem ideias. O universo do empreendedorismo exige uma mentalidade criativa. Não apenas uma ideia de negócio qualquer, a busca constante do empreendedor é a lucratividade que a mesma pode lhe oferecer.

Confira aqui mais conteúdos sobre ideias de negócios lucrativas!

Um dos grandes problemas da abertura de novos negócios é a falta de avaliação prévia. O investimento em ideias aleatórias é o grande erro do empreendedor. Pode não existir uma “fórmula secreta” para uma ideia lucrativa, mas há alguns meios de descobrir se vale a pena investir em um conceito, ou se é preciso estruturar e amadurecer antes de aplicar grandes quantias de dinheiro no negócio.

mulher estudando negócios

Uma forma prática e simples de avaliar se um conceito é bom é aplicando o método PHD. Avaliar a Paixão, Habilidade e Dinheiro, é primordial para medir a qualidade da ideia. Após essa avaliação é preciso responder a 10 perguntas simples. São elas:

  1. Qual será o mercado/público que deseja atingir?

O primeiro passo para estruturar um negócio é saber para quem deseja destinar o produto/serviço. Compreender o mercado e público alvo é primordial para obter sucesso no investimento. Para uma ideia ser boa ela precisa ter direção, pois não é possível criar um negócio sem saber quem realmente pretende atingir.

  1. O público realmente precisa do seu produto ou serviço?

Compreender se o público alvo está saturado do produto ou serviço que deseja oferecer é essencial. Não apenas medir a aceitação do público em relação a ideia, mas compreender se ela é realmente inovadora ajudará a perceber se vale mesmo a pena investir.

  1. Por que as pessoas ou empresas comprarão o seu produto ou contratarão o seu serviço?

Se o produto ou serviço for uma vertente reformada de algo já existente é importante entender se haverá aceitação ou rejeição do público. Essa medição ajudará a entender se a ideia é inovadora o suficiente.

  1. O seu produto ou serviço será valorizado e percebido de maneira diferenciada?

Para implementar uma ideia é preciso que haja uma inovação real. Oferecer um produto ou serviço que já existe no mercado com modificações minúsculas, que não causam grandes impactos é um dos maiores erros dos empreendedores.

  1. Quem são os seus concorrentes?

Entender com quem irá competir no mercado é essencial para os empreendedores. Antes de implantar qualquer ideia é preciso conhecer e entender a metodologia de quem já está no mercado.

  1. Quais são os seus riscos?

Compreender os riscos do investimento é primordial. Para isso é preciso analisar o risco tecnológico, regulatório e de execução, evitando possíveis contratempos futuros.

  1. Submeta sua ideia ao crivo do tempo.

Para medir se uma ideia é realmente boa é preciso submete-la ao crivo temporal. Para isso, é necessário avaliar sua viabilidade no curto, médio e longo prazo, medindo os riscos.

  1. O seu negócio é escalável?

Para saber se uma ideia é realmente boa é preciso avaliar se ela é facilmente replicável e tem alto potencial de crescimento. Esse tipo de análise é primordial para medir se vale a pena investir na ideia ou se é preciso estruturá-la melhor.

  1. A sua ideia realmente será percebida como algo de valor pelo mercado?

Saber se a ideia será bem recebida pelo mercado ou se durará apenas enquanto é novidade ajudará a mensurar a grandiosidade e potencial da mesma. Desse modo, é possível avaliar se é preciso realizar algum tipo de mudança estrutural.

  1. Esse negócio estará alinhado aos seus valores internos?

A realização pessoa na execução de uma ideia é primordial para o sucesso do negócio, por isso, é necessário avaliar se os seus valores internos estão presentes na composição da ideia.

Agora que você já respondeu às perguntas é só colocar a sua ideia em prática. Boa sorte!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *