Como Gerenciar seu Negócio

Administrar uma empresa necessita muito conhecimento, você precisa administrar funcionários, estoque, produtos, fluxo de caixa, logística, etc.

Enfim.. é um conjunto de coisas interligadas, que devem andar de mãos dadas. E pra que tudo isso funcione, e ande no ritmo, você precisa saber administrar.

Precisa saber tomar decisões certas para que sua empresa não ande mal.

Neste artigo você vai conhecer algumas dicas para se sair bem administrando o seu negócio.

Leve os seus números em ordem

A contabilidade da empresa, não apenas para fins fiscais. É a ferramenta mais importante para conhecer o desempenho do negócio e para a tomada de decisões, tanto operacionais quanto financeiras.
Muitos pequenos negócios levam a contabilidade de forma externa e recebam a sua informação contabilística de forma extemporânea, de tal forma que não lhes é útil para corrigir problemas porque nunca a têm, de maneira oportuna. Por outro lado, ter um contador de maneira interna pode ser muito caro para alguns negócios, o que deixa os empresários em condições de concorrência muito difíceis.

Felizmente, existem sistemas de gestão empresarial que permite ao empresário levar os números para o dia e dispor de informações precisas, em tempo real, para tomar decisões melhores. O problema é que a maioria dos sistemas são caros, por isso devemos procurar opções que permitam ao pequeno negócio, manter um controle eficiente a um custo adequado, de tal forma que o retorno do investimento no sistema seja muito rápido.

Um sistema de contabilidade, torna-se o melhor aliado do empresário, pois através de seus relatórios financeiros e operacionais permite-lhe conhecer em todo momento, seus resultados e a situação financeira em um determinado período, assim você poderá controlar as contas a receber, as datas de vencimento de suas faturas para os clientes e os seus compromissos de pagamento. Isso permite que o empresário planejar seus fluxos de caixa para proteger o seu negócio de situações comprometedoras.

Além disso, tendo uma contabilidade por dia, o empresário pode definir estratégias fiscais de forma oportuna minimizando a sua carga fiscal, permitindo assim cumprir seus compromissos com o fisco em tempo e forma.

Capacidade

Muitos empresários, por estar à frente de seu negócio por muitos anos, pensam que já sabem tudo, por isso que o estudo representa uma perda de tempo. Ou então, consideram que o seu negócio não precisa de mudanças, porque assim tem funcionado bem sempre. Isso é um erro grave, pois o conduzir um negócio, por menor que seja, exige muitos conhecimentos e capacidade de análise.

O ambiente atual dos negócios é muito complicado e os empresários devem ter uma visão ampla, complementada com conhecimentos multidisciplinares que lhes permitam decidir com melhores bases o rumo que deve seguir o negócio.

Existem muitas opções para que te capacites em negócios, mas o mais importante é que você deve entender que isso é um processo contínuo, que não termina com um curso, qualquer que este seja.

Entre as opções existentes há diplomados em negócios ou cursos a nível de licenciatura ou mestrado em universidades. Outra boa opção são os cursos oferecidos por empresas especializadas que podem ajudar muito no seu crescimento como empresário.

Você deve decidir em que áreas se será mais vantajoso você treina, mas recomendamos que você leve muito em conta, você treina em vendas e marketing, pois são as atividades mais importantes de todo o negócio.

Um benefício adicional de treinamento formal é que nesses cursos você pode conhecer outros empresários e ampliar sua rede de relações, a qual se irá gerar novas oportunidades de negócio, ou de estabelecer parcerias estratégicas com pessoas que tem a capacidade de fazer crescer o seu negócio.

O manter-se atualizado nos conhecimentos e tendências de negócios lhe permitirá estar atento às mudanças dos mercados, e te dará bases para poder inovar e manter vigente a oferta de valor do seu negócio perante as investidas dos concorrentes ou mudanças nas preferências e necessidades dos clientes.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *