Como Fazer Croché

Fazer croché é difícil? Atualmente, o croché está na moda e há várias formas de aprender esta técnica, que para além de hobby, poderá ser transformado numa fonte de renda. A receita é simples: dominando os pontos básicos, você conseguirá fazer e aplicar o croché onde quiser: invista na sua criatividade e decore a sua casa, crie acessórios e roupas customizadas. Mesmo que você seja principiante, neste artigo, explicamos para de você, de forma simples, Como Fazer Croché.

Preparando o Kit Básico

Quando pensamos em croché, dois itens vêm imediatamente à nossa cabeça: linha e agulha. Sem estes dois não é possível fazer croché. Mas, para além deles há mais dois que você deverá ter no seu kit básico: tesoura e agulha de tapeçaria. Sendo que, para o kit básico recomendamos a tesoura. A agulha de tapeçaria, apesar de útil, é opcional.

São só três itens. Você não vai ter desculpa para não aprender! E que tipo de linha e agulha são recomendadas? Neste caso, há duas possibilidades: você poderá optar, num estágio inicial, pelo barbante por sua espessura facilitar a contagem dos pontos e há outra corrente que indica a linha mais fina para quem está começando.

No caso de optar pelo barbante os mais comuns são o n.º 4 ou n.º 6 e você deverá adquirir as agulhas correspondentes: se for o n.º 4, compre a agulha correspondente que é a número 3 mm. No caso do barbante n.º 6, a indicação é a agulha de 3,5 mm.  Já na linha fina, a agulha indicada é a de 2,5 mm.

Ainda sobre a escolha da linha, uma boa dica para quem está começando é a cor única. Ou seja, pratique com uma única cor de linha.  Já falamos de dois dos três itens, agora é hora de falar sobre a importância da tesoura neste kit básico. Se puder, compre uma tesoura pequena (pode ser escolar), e use-a, em exclusivo, para os seus trabalhos de croché.

Com o kit básico em mãos, vamos começar a aprender?

Há duas formas de segurar a agulha e o fio: faca e lápis. O lápis é o mais comum, mas você poderá escolher o que se sentir mais confortável. O conforto é um ponto importante quando pensamos em como fazer croché. Para segurar o fio, sugerimos três formas diferenciadas: Uma boa maneira para começar é passar o fio por cima do dedo indicador, por baixo do médio, por cima do anelar, e por baixo do mindinho.

Uma segunda forma de segurar o fio é passar a ponta do fio por baixo do dedo mindinho, dar uma volta e passar por baixo do anelar e do médio e por cima do indicador. E ainda há uma terceira maneira que é passar o fio por baixo do mindinho, fazer uma volta, passar por baixo do dedo anelar e por cima do médio e do indicador.

Anote esta dica: a ponta inicial do novelo deve estar para dentro da mão, enquanto que a outra ponta deverá estar presa no novelo. O corte com a tesoura do seu kit básico só deverá ser feito quando o seu trabalho estiver finalizado.

 

Apresentando os pontos básicos

Antes de apresentarmos os pontos básicos de como fazer croché, vamos contar um segredo: para quem quer ter sucesso no crochê, o segredo está na posição do gancho da agulha. Ele deve estar virado para o meio da laçada. Sempre vá movimentando a sua agulha para ficar nesta posição. Vale para todos os pontos do croché.

Agora que você já sabe o segredo, vamos indicar os pontos básicos: Ponto Corrente (Correntinha), Ponto Baixo, Ponto Baixíssimo e Ponto Alto. Praticando a Correntinha, os outros pontos serão mais fáceis de aprender e você terá a sua peça de crochê pronta!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *