17 03

1. Tráfego orgânico e seu blog de comércio eletrônico

Vamos encarar. Não faz sentido ter a melhor loja online do mundo se ninguém a visitar; haverá algumas teias de aranha metafóricas e sua empresa não estará ganhando dinheiro. Você precisa garantir que seu público-alvo visite e compre na sua loja online.

A importância de uma estratégia de SEO para vender online

Você pode aumentar o tráfego do site com uma estratégia de SEO de comércio eletrônico direcionada . O Google recebe mais de 40.000 consultas de pesquisa por segundo , mais de 3,5 bilhões de pesquisas por dia. Você precisa garantir que sua loja online seja veiculada nas pesquisas relevantes para sua empresa.

Para fazer isso, você precisa de uma estratégia informada por palavras-chave. Quando você souber as palavras e frases relevantes que estão sendo pesquisadas, poderá criar conteúdo segmentado por palavras-chave para aumentar seu tráfego orgânico, como postagens no blog.

A pesquisa de palavras-chave é importante

Para fazer sua pesquisa, conte com a ajuda de uma ferramenta como o Ahrefs. Em seu guia para aumentar o tráfego do blog , o empresário Ryan Robinson recomenda procurar palavras-chave de “cauda longa”, que são frases mais longas e com menor concorrência. Em essência, essa é a diferença entre tentar classificar para “comprar camisetas” e “comprar camisetas de super-heróis on-line”.

Se você ainda não tiver certeza das suas melhores palavras-chave, confira seus concorrentes. Veja a publicidade e o conteúdo deles para ver se faz sentido corresponder aos esforços deles ou preencher um nicho que eles ainda não estão segmentando.

Depois de conhecer os termos de pesquisa que você deve segmentar, você pode otimizar seus blogs para que eles comecem a ser classificados por essas palavras-chave.

  • 91% dos pesquisadores não se aventuram após a primeira página dos resultados da pesquisa; portanto, é ideal que você deseje que seu blog apareça.
  • 50% dos usuários não olham além dos três principais resultados, portanto, você deseja classificar o mais alto possível na página 1.

Publicações no blog de comércio eletrônico

Você não precisa ser um gênio técnico de SEO para classificar as postagens do seu blog de comércio eletrônico para as palavras-chave alvo.

Aqui estão algumas dicas para você começar:

  • Inclua a palavra-chave no seu título
  • Inclua a palavra-chave no primeiro parágrafo
  • Inclua sua palavra-chave em pelo menos um subtítulo
  • Certifique-se de que sua palavra-chave constitua aproximadamente 1,5-2,5% da contagem total de palavras (tenha cuidado para não cair na armadilha do ‘preenchimento de palavras-chave’ – você deseja que suas palavras-chave fluam como parte natural da sua postagem)
  • Verifique se todas as imagens têm o campo de texto alternativo preenchido e com a palavra-chave incluída

Use o texto âncora (isso significa vincular o texto da postagem do seu blog a outras partes da sua loja online, mas verifique se os links são relevantes para o tópico do seu blog!)

Verifique se sua postagem no blog de comércio eletrônico tem uma tag de título e uma meta descrição e se sua palavra-chave está incluída em ambas.

Outra consideração é que o Google começou a classificar o conteúdo com base na facilidade de visualização dos dispositivos móveis. Verifique se o seu blog de comércio eletrônico fica bem no celular antes de publicá-lo.

Por fim, para obter um visitante do seu blog na sua loja online, inclua um plano de ação claro.

 

2. Prós e contras das mídias sociais

Agora que cobrimos o tráfego orgânico e como uma estratégia de SEO focada pode ajudar você a receber os visitantes certos da sua loja online, vejamos outro canal gratuito: a mídia social.

Por que usar as mídias sociais para direcionar tráfego para seu site de comércio eletrônico?

Existem mais de 2,7 bilhões de usuários de mídia social no mundo.

As plataformas de mídia social facilitam a conexão com as comunidades on-line que têm o poder de influenciar as pessoas que se tornarão seus clientes mais fiéis.

Há muito espaço para usar plataformas de mídia social para aumentar o número de visitantes do seu site e também existem diferentes maneiras de fazer isso.

Faça sua pesquisa

Primeiras coisas primeiro, você precisa fazer sua pesquisa. Essas podem ser as plataformas de mídia social mais populares em geral, mas isso não significa que elas terão mais sucesso em incentivar seu público-alvo a visitar sua loja online.

Você deve começar descobrindo quais plataformas de mídia social são mais usadas pelas pessoas com maior probabilidade de comprar em sua loja online.

Capitalize seus seguintes

Se você já criou muitos seguidores nas mídias sociais, tente enviar algumas postagens com um link para sua loja online e um motivo para visitá-la. O envolvimento é fundamental. Se seu conteúdo for valioso, seu alcance crescerá organicamente.

Se você tem um número estabelecido de seguidores do seu público-alvo, esperamos ganhar alguns visitantes altamente qualificados para sua loja online.

Aumente o conhecimento da sua loja online

Existem maneiras de expandir seu alcance nas mídias sociais gratuitamente. Uma maneira eficaz de fazer isso é usando hashtags. Faça uma pesquisa sobre hashtags relevantes e ativamente usadas e inclua-as em suas postagens para expandir seu alcance.

Apenas certifique-se de agregar valor a essas conversas. Caso contrário, você poderá enfrentar críticas por spam e arriscar que as pessoas fiquem incomodadas com sua marca .

Use conteúdo visual ao vender on-line

40% das pessoas responderão melhor à informação visual do que ao texto. A inclusão de imagens e vídeos nas mídias sociais aumenta a chance de sua postagem ser compartilhada ou envolvida. Compartilhar sua postagem é outra maneira de conscientizar sua loja on-line.

 

Reaproveite o conteúdo do blog de comércio eletrônico

Se você está com pressa, por que não redirecionar parte do conteúdo do seu blog para uso nas mídias sociais?

Tente transformar pequenos trechos em postagens de mídia social e vincule-os ao blog original para obter mais informações. Você também pode considerar outras maneiras mais visuais de exibir informações do seu blog de comércio eletrônico, como uma imagem ou infográfico .

Lembre-se de incluir um plano de ação claro da postagem do seu blog na sua loja online.

3. Como direcionar tráfego para sua loja on-line usando vídeo e transmissão ao vivo

Vamos começar com os fatos:

  • 52% dos usuários permanecerão por mais tempo em um site se ele apresentar um vídeo
  • As empresas que usam vídeo aumentam a receita 49% mais rapidamente do que aquelas que não usam
  • Devido à natureza de nossos cérebros, é mais provável que retenhamos informações que aprendemos visualmente

O poder do vídeo para vender online

Uma maneira de usar o vídeo para direcionar tráfego para sua loja on-line é provocando o vídeo em outro canal (como a mídia social), com um link para o site, onde o vídeo inteiro pode ser assistido. Poste um snippet ou compartilhe uma imagem parada como teaser.

Os vídeos são sobre aumentar o envolvimento. Você pode usá-los para:

  • Promova os produtos em sua loja online
  • Demonstre como você cria e desenvolve seus produtos e serviços
  • Forneça conselhos e treinamento a seu público

Como alternativa, você pode criar vídeos relevantes para seu público-alvo, mas não anunciar seus produtos e serviços especificamente. Em vez disso, o vídeo diverte ou informa seu público.

Eles ainda encontrarão o caminho para sua loja on-line por causa da clara ordem de ação e link no final do seu vídeo.

Entre na onda da transmissão ao vivo

A transmissão ao vivo é um método popular de comunicação com as empresas. Não é difícil entender por que: os usuários do Facebook passam 3x mais tempo assistindo a vídeos ao vivo do que os vídeos tradicionais.

A transmissão ao vivo é uma maneira de criar um burburinho em torno da sua empresa e aumentar a conscientização de pessoas que talvez não descobrissem sua loja on-line.

O conteúdo ao vivo é, por definição, mais emocionante do que os vídeos pré-gravados, como no momento. Isso dá uma sensação exclusiva.

Complemente seus esforços de transmissão ao vivo criando uma hashtag para iniciar uma discussão em torno do vídeo e incentive o público a contar aos amigos e à família ou compartilhar o link por outros canais (como e-mail).

Como redirecionar seus vídeos

Você pode usar seus vídeos e gravações de transmissão ao vivo repetidamente. Desde que seu vídeo não seja relevante apenas para um evento ou momento específico, você poderá compartilhá-lo novamente nas mídias sociais para se salvar criando continuamente novo conteúdo.

Há novos usuários na internet o tempo todo. Não fique satisfeito com o uso do seu vídeo como uma maravilha. Pense em quem mais gostaria de assistir e encontre o caminho para sua loja online.

A redefinição do vídeo pode criar um aumento no seu tráfego e, com sorte, também na sua receita.

Por que não tentar criar um vídeo? Não precisa ser uma peça perfeitamente editada; experimente sua câmera para celular e compartilhe nas mídias sociais para ver que tipo de envolvimento você pode atrair.

4. Usando o tráfego de referência para direcionar o tráfego para o seu site de comércio eletrônico

Pronto para falar de backlinks e postagem de convidados? Entre, a água está ótima!

O que são backlinks?

Um backlink é um link no site de outra pessoa ou em outro lugar na internet que vincula o seu site.

Às vezes, backlinks também são chamados de:

  • Inlink
  • Link recebido
  • Link de entrada
  • Link interno
  • Citação

Como os backlinks podem ajudar sua loja online?

Agora que você sabe o que é um backlink, vamos falar sobre como eles podem aumentar o número de visitantes da sua loja online .

Backlinks são uma ferramenta para ajudar você a obter o que é conhecido como ‘tráfego de referência’ para sua loja online. O Backlinks ajudará você a aumentar a conscientização com um público-alvo que talvez não se deparasse com sua empresa. Você está efetivamente capitalizando o tráfego de outro site.

Backlinks também são uma maneira de melhorar seu SEO, o que afetará a alta classificação do Google em sua loja on-line em listagens de pesquisa orgânica.

Um backlink é mais valioso quando está em um site bem respeitado, com tráfego intenso e também relevante para os seus negócios.

Você deve proteger os backlinks do seu site através da construção de relacionamentos e não pagando por uma grande quantidade de links de todos os tipos diferentes de sites que podem ser irrelevantes para o seu negócio.

Isso é desaprovado pelo Google e não ajudará sua classificação na pesquisa.

Blogging convidado

A oportunidade de escrever uma postagem no blog de convidado no site de outra pessoa é outra maneira de aumentar a conscientização (e obter esse link de volta à sua loja online).

Os blogs de visitantes são uma via de mão dupla. É uma boa prática oferecer à outra parte a chance de convidar o blog em seu site também. Verifique se isso não afeta a qualidade do seu blog de comércio eletrônico e participe apenas de trocas de postagens de visitantes relevantes para seus leitores.

Também é uma boa idéia compartilhar seus critérios de blog esperados, incluindo coisas como contagem de palavras e tom de voz. Para proteger a classificação de pesquisa do seu site, verifique se o blog de visitantes tem conteúdo original e não inclui links de spam de baixa qualidade.

Criando conteúdo para tráfego de referência

A construção de relacionamentos não é a única maneira de obter backlinks. Você também pode obter tráfego de referência criando conteúdo com o qual outras pessoas se sintam obrigadas a compartilhar e vincular.

Para fazer isso, seu conteúdo precisa ser original, interessante, relevante e compartilhável. Mostre como seus produtos podem ser úteis para seus leitores e encontre maneiras de tornar interessantes os produtos que você vende. Você pode criar conteúdo como:

  • Revisão de produtos
  • Tutoriais
  • Notícias sobre o seu nicho
  • Respostas a perguntas comuns de clientes

Confira este artigo para mais idéias de conteúdo.

Você também precisa garantir que seu conteúdo seja percebido pelas pessoas que compartilharão e vincularão a ele. Dê uma olhada na sua lista de palavras-chave e use palavras-chave relevantes em seu conteúdo. Crie um link para sites externos que respeitem informações especializadas sobre seus produtos e nichos e faça um link interno para conteúdo popular e relevante para manter os leitores em seu site.

Você pode promover seu conteúdo por meio de seus próprios canais de mídia social, bem como em suas outras comunidades online.

Descubra quem são os blogueiros, jornalistas e influenciadores respeitados no seu nicho. E-mail e mídias sociais são uma ótima maneira de entrar em contato diretamente com empresas e influenciadores que podem ficar intrigados com o seu conteúdo ou podem ter conselhos de especialistas para agregar valor. Faça uma conexão real primeiro, muitos influenciadores recebem toneladas de perguntas como essa todos os dias!

5. Venda on-line com tráfego pago

Nossa sugestão final é direcionar o tráfego para sua loja on-line com tráfego pago .

Não estamos sugerindo que você faça algo oculto como comprar um monte de backlinks desonestos. Em vez disso, você pode usar os canais de publicidade on-line de hoje, um dos quais é publicidade social paga.

Publicidade social paga

Mais e mais empresas estão investindo no poder da publicidade social, com os orçamentos dobrando em todo o mundo nos últimos 2 anos.

Todas as principais plataformas de mídia social, incluindo Facebook, Instagram, LinkedIn e Twitter, facilitam a publicidade paga.

Eles usam algo chamado ‘anúncios nativos’ e eles veem um bom engajamento porque são apresentados no mesmo formato de outras postagens e conteúdo na plataforma. Pode não ser óbvio que eles são um anúncio à primeira vista.

Você pode ser realmente direcionado ao público para o qual deseja exibir seus anúncios. É uma ótima maneira de aumentar seu alcance e obter visitantes do site, que de outra forma não teriam encontrado sua loja on-line.

Nossa grande dica é monitorar seu orçamento com frequência. Quando outras empresas começarem a licitar com o mesmo público que você, o intervalo de lances aumentará. Você precisa garantir que seu lance esteja dentro do intervalo certo ou seus anúncios não serão exibidos ao seu público.

Também é uma boa ideia acompanhar sua campanha e desativar os anúncios de baixo desempenho. Isso ajudará você a garantir que está gastando seu orçamento da melhor maneira possível.

Compras diretas nas mídias sociais

Muitas plataformas, como o Facebook e o Instagram, lançaram uma funcionalidade que possibilita que os clientes que são fãs de suas contas de mídia social comprem diretamente dessas plataformas. Muitas pequenas empresas viram um enorme aumento nas vendas ao aproveitar essas oportunidades.

 

Como direcionar tráfego para seu site de comércio eletrônico? Com Pay-Per-Click (PPC)

Outra maneira de atingir um público mais amplo é usar publicidade paga por clique .

O PPC envolve lances nas palavras-chave que seu público-alvo está procurando.

Seus gastos com PPC podem incluir o Google Shopping ou o Google Ads. Uma adição recente a essas oportunidades de marketing, o Google Smart Shopping, remove as suposições e o monitoramento constante da maioria dos PPC. Os números de conversão também são impressionantes. Você pode saber mais sobre o Google Smart Shopping aqui.

É importante que você pesquise algumas palavras-chave como ponto de partida, porque deseja encontrar as palavras-chave mais pesquisadas e as mais relevantes para sua loja online. Você não quer apenas quantidade, pois direciona o tráfego para sua loja on-line, deseja qualidade.

A relevância de suas palavras-chave afetará a qualificação dos visitantes que você adquire em sua loja on-line e, quanto mais qualificado o visitante, maior a chance de ele fazer uma compra.

Depois de conhecer suas palavras-chave, você pode redigir uma cópia de anúncio poderosa que atrairá seu público-alvo a clicar no link da sua loja online.

Remarketing para venda on-line

Outra opção para direcionar o tráfego para sua loja on-line que certamente aumentará as vendas é o remarketing.

O remarketing tem como objetivo segmentar contatos que visitaram sua loja on-line, mas não fizeram uma compra imediatamente.

Para reativá-los, você pode ‘segui-los pela Internet’, exibindo anúncios relevantes para incentivá-los a comprar novamente em sua loja online.

Certifique-se de especificar a frequência em que seus anúncios devem ser exibidos. Você não quer acabar bombardeando seu público-alvo

Adicione seu comentário