Quase todas as partes da árvore da Moringa são consideradas benéficas, sejam elas ingeridas ou usadas como tratamento tópico. Muitos nomes locais coloquiais foram dados a essa árvore para ilustrar suas qualidades multifuncionais em ajudar o corpo de uma forma ou de outra. Muitas culturas usam a semente, casca, folha e raiz para suas propriedades nutricionais e de saúde. Listados abaixo estão alguns desses usos.
BENEFÍCIOS DE MORINGA:
As folhas da árvore moringa estão cheias de vitaminas e minerais essenciais, acredita-se que a moringa tem mais nutrientes na folha do que qualquer outra planta ainda conhecida.
Moringa contém 45% de proteína completa (o que significa que contém todos os 9 aminoácidos essenciais), tornando esta uma excelente fonte de proteína para os veganos. As proteínas são os blocos de construção da vida usados para fazer enzimas, hormônios, neurotransmissores, músculos, tendões e pele – sem proteína, nossos corpos seriam bioquimicamente desmantelados.
A moringa é rica em vitaminas A, E e C – uma potente combinação de antioxidantes. O estresse diário, a poluição e os alimentos processados podem levar à formação de radicais livres – estes são átomos desonestos ou grupos atômicos que perderam pelo menos um elétron e são forçados a roubar elétrons das moléculas vizinhas na esperança de se estabilizarem, o que pode causar estragos. o corpo – essas vitaminas antioxidantes têm a capacidade de procurar com segurança e neutralizar os radicais livres. As vitaminas A e C também são bem conhecidas em seu papel de apoiar um sistema imunológico saudável.
A moringa beneficia o cérebro devido aos seus altos níveis de vitaminas do complexo B – estas são extremamente importantes para a saúde do cérebro, protegendo a integridade da barreira hematoencefálica e ajudando a produzir vários hormônios que mantêm o moral elevado e o estresse.
A moringa também é extremamente rica em minerais essenciais; cálcio, magnésio, ferro, potássio e fósforo – estes são vitais para vários processos no corpo, incluindo o suporte de uma estrutura óssea saudável, protegendo o sistema nervoso central e mantendo a pressão arterial normal.
Folclore e História
Possivelmente, a primeira menção de Moringa na literatura mundial vem do texto ayurvédico do Charaka Samhita datado de cerca de 800 aC. Embora esta possa ser a primeira evidência escrita, acredita-se que a história do uso de Moringa se estenda muito mais para o período dos antigos egípcios e gregos antes de se espalhar para a sociedade romana.
De acordo com os acadêmicos, a árvore Moringa tem sido usada por uma série de razões ao longo da história. Alguns destes usos incluem agentes de limpeza domésticos dos sucos das folhas, corante azul feito da casca, fertilizante feito a partir do bolo de sementes, tanino da casca e goma para o curtimento de peles de animais, adubo verde das folhas, árvore goma dos troncos das árvores e, claro, remédio.
Constituintes
Os benefícios da moringa são derivados da alta concentração de nutrientes biodisponíveis da planta. Contém altos níveis de Vitamina A, Vitamina B1, Vitamina B2, Vitamina B3, Vitamina B6, Vitamina C, Vitamina E e Vitamina K. As folhas de Moringa secas também contêm altos níveis dos minerais Cálcio, Magnésio, Potássio, Fósforo e Ferro.
Existem 9 aminoácidos essenciais, todos presentes no pó seco da folha de Moringa:
Acisoleucina constrói proteínas e enzimas e fornece ingredientes usados para criar outros componentes bioquímicos essenciais no corpo.
A leucina trabalha com isoleucina para construir proteínas e enzimas que aumentam a energia e o estado de alerta do corpo.
A lisina garante que o seu corpo absorve a quantidade certa de cálcio.
A metionina fornece principalmente enxofre ao seu corpo. A fenilalanina produz o químico necessário para transmitir sinais entre as células nervosas e o cérebro.
A treonina é uma parte importante das proteínas de colágeno, elastina e esmalte. Triptofano apoia o sistema imunológico, alivia a insônia e reduz a ansiedade, a depressão e os sintomas da enxaqueca.
A valina é importante na promoção de uma mente afiada, músculos coordenados e um humor calmo.
A histidina é usada para desenvolver e manter tecidos saudáveis em todas as partes do corpo, particularmente as bainhas de mielina que revestem as células nervosas e asseguram a transmissão de mensagens do cérebro para várias partes do corpo.
Precauções
Textos ayurvédicos observam que a Moringa não deve ser tomada por mulheres durante o período menstrual. Também aqueles com um estômago sensível devem usar com moderação como Moringa adiciona calor ao estômago.