5 Sinais de que Você Pode ser Demitido

Nem sempre é óbvio quando seu empregador vai se livrar de você. Claro, se você for pego roubando ou perdendo alguns dias de trabalho sem explicação, isso pode ser esperado – mas em outros casos surge aparentemente do nada.

Ainda assim, em muitos casos, há sinais de que você pode estar com os dias contados na empresa. Nenhum é infalível, e nenhum sinal – ou mesmo todos os três – definitivamente significa que você está no caminho certo. Mas em muitas situações, algumas ou todas essas três coisas acontecem quando seu chefe se prepara para te demitir

Seu chefe possa estar te preparando para falhar

Às vezes sua empresa decidiu se livrar de você, mas não tem nenhum motivo real para demiti-lo. Nesses casos, a empresa pode configurá-lo para o fracasso. Isso pode significar atribuir mais trabalho do que você poderia realizar razoavelmente ou estabelecer metas que são impossíveis de alcançar.

Você perde recursos e responsabilidades

Se seus projetos perderem de repente acesso a dinheiro, ajuda e outros recursos, isso pode ser motivo de preocupação. Olhe ao redor para ver se é um aperto de cinto geral ou se você está sendo destacado. Você também deve se preocupar se algumas de suas responsabilidades mais importantes forem transferidas para outra pessoa.

Advertências

Em algumas empresas, demitir alguém exige que um processo seja seguido. Isso pode exigir uma advertência verbal ou duas, às vezes seguida por uma advertência por escrito formal. Às vezes, um chefe pode minimizar esse processo, chamando-o de tecnicismo e dizendo para você não se preocupar. Na realidade, isso poderia ser uma tentativa de fazer a bola rolar ao removê-lo sem alarmar você demais.

Você não está mais nas reuniões

Se você não for mais convidado para reuniões que antes eram rotineiras sem nenhuma explicação, isso é motivo de preocupação. Em alguns casos, pode ser mais sutil: talvez seu chefe tenha parado de copiar você em e-mails ou talvez tenha parado de entrar no seu espaço de trabalho para conversar sobre as coisas.

O que fazer se perceber algum destes sinais?

Se você suspeitar que vai ser demitido, certifique-se de evitar entrar em uma armadilha. Certifique-se de que seu desempenho no trabalho é impecável. Se isso não for possível porque o trabalho foi desviado de você, é melhor abordar a situação com seu chefe ou empregador.

É possível que isso acelere a entrega das más notícias, mas também pode dar a chance de corrigir a situação. Aborde suas preocupações com as pessoas apropriadas e, se elas oferecerem um plano plausível para manter seu trabalho, faça isso.

Se, no entanto, eles ignorarem os pedidos de uma reunião ou não acalmarem seus medos de maneira convincente, talvez seja hora de juntar seu currículo. Pode valer a pena colocar a sua suspeita de que eles podem estar olhando para se livrar de você ao ar livre para que você possa negociar uma separação mútua, em vez de ter um disparo em seu registro.

 

Caso você não consiga contornar a situação da demissão, e a demissão acabe acontecendo, tente ficar calmo. Agir na raiva, ou com sangue quente não é uma boa ideia. O melhor é sair sem brigas, afinal, essas coisas acontecem todos os dias. É necessário ter calma, e seguir em frente.

Agora você precisa fazer o agendamento seguro desemprego, para começar a receber o benefício o quanto antes. Assim, você já pode ir em busca de um novo emprego com mais calma.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *